terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pobreza em Portugal – A MAIOR É DE ESPÍRITO, CONSCIÊNCIA E DE COMBATIVIDADE

.

ENQUANTO HÁ FOME CAVACO FALA DE CU CHEIO

Decorre esta manhã na TSF o habitual espaço do Fórum. Espaço entre as 10 e as 12 que na maior parte dos dias úteis da semana ali tem lugar. Um caso sério de liberdade de expressão, de democracia, de participação de imensos cidadãos que botam as suas opiniões mais ou menos pertinentes numa troca de “pensares” e de desabafos muitas vezes sintonizados, que, como sempre, caem em saco roto porque quem manda é que decide independentemente das críticas que a populaça possa fazer, Depois de eleitos são eles que põem e dispõem sem ter de dar cavaco a alguém.

Fala-se, no Fórum desta manhã, sobre a pobreza em Portugal, que é enorme. Há fome em Portugal. Há cidadãos a recolher alimentos nos caixotes do lixo, que não têm roupa, que não têm casa, que estão mais mortos que vivos. Disso nos dá conta a Caritas – pelo menos foi uma das vozes apresentadas pela TSF.

Escutando uma vez por outra o que ali vem sendo dito, independentemente de concordarmos ou não com as opiniões emitidas, não podemos ficar indiferentes à realidade que é a fome, a miséria existente neste país. Existem dezenas de milhares de casos escandalosamente gritantes, é o que se percebe.

Enquanto hoje, dia 6, nesta manhã da TSF e de Portugal ouvimos o alerta, também logo no noticiário da manhã ainda noite os que quiseram poderam ouvir as palavras do presidente da república Cavaco Silva sobre a comemoração dos 99 anos da implantação republicana. E falou, e disse… palavras de conveniência alusivas à efeméride.

Também usou de outras palavras para com arrogância querer fazer perceber que há portugueses que parece que não cumprem os seus deveres de cidadãos e que se queixam em demasia dos políticos em vez de fazerem alguma coisa por Portugal. O chefe falou, está falado.

O chefe Tabu, que é ele, acha que os portugueses não devem tecer tantas críticas aos políticos portugueses, pelo que entendi, e outros deverão ter entendido. Provavelmente até acha que somos uns calaceiros e que os trabalhadores e bons cidadãos estão em Belém, em S. Bento, na Lapa, no Largo do Rato, no Terreiro do Paço e por onde mais abundam os parasitas que há 30 anos tecem promessas que não cumprem, faltando aos contratos firmados em eleições que são esquecidos logo que as vencem a se apossam do poder, dos governos, do Estado.

Pois, então a culpa é nossa, senhor chefe Tabu. Essa é de cabo de esquadra. Nestas é que o chefe mostra na realidade a sua “raça”, a tal raça do famoso “Dia da Raça” que o ano passado o chefe Tabu “desenterrou” das catacumbas do salazarismo.

Existir fome em Portugal é da “crise”, por certo virá o chefe assinalar. Crise… mas para quem? Crise sempre para os mesmos. Para os que mesmo com emprego vivem em crise. Sempre abroxa, sempre a fazer a contas e a concluir que o dinheiro que recebem é uma mijaria que lhes dá para comer mal e porcamente. Em compensação, os políticos vivem à barba-longa, esses, os tais de que nos queixamos. Os que fazem com que esta sociedade seja tão injusta e desequilibrada. Tudo para uns, nada para outros. Mas são os outros que geram os lucros dos uns. Aqueles com que o chefe de Belém se senta à mesa, borrifando-se para as fomes existentes no país. Assim dá a entender.

De cú cheio também eu falava grosso lá do alto do poleiro, se quisesse. Porem, jamais trairei os ideais com que fui educado porque são justos e sinónimos de verdadeira democracia. Cidadãos assim há muitos, por essa razão nos queixamos dos políticos parasitas e permanentes que pretendem ignorar a miséria que abunda por este país fora, que já existia antes da crise. Há milhões para os banqueiros e grandes empresários mas da fome que assola os portugueses e imigrantes quase não falam…

Andamos nisto há trinta anos, cada vez pior. Verdade que vimos também que à luz das eleições parece que os portugueses são masoquistas e gostam de sofrer, como dizia Guerra Junqueiro e outros valorosos seres pensantes. Senão não andavam a votar sempre nos mesmos, no PS e no PSD – nos Cavacos e nos Sócrates. A maior pobreza ainda é a de espírito, consciência e de combatividade. Os portugueses estão a ter os políticos que merecem, os portugueses que votam neles. Os que não votam por opção em aldrabões são livres de criticar a bodega de políticos que temos, ou já não se pode fazê-lo? Será que o chefe quer é isso? Vá lá, já agora… a bem da nação.

Arre que é demais!

Fórum TSF

A pobreza em Portugal

No Fórum TSF de hoje debatemos o tema da pobreza. A Cáritas tinha avisado e agora veio confirmá-lo: com o final das férias aumentou o número de famílias que estão a precisar de apoio. Para ajudar os que não querem expor a situação que atravessam, a Cáritas decidiu iniciar a distribuição de vales de refeição que podem ser trocadas nos supermercados. No Fórum queremos ouvir a sua opinião e o seu testemunho sobre este tema. Participe aqui.

O desemprego tem sido o principal responsável por este aumento e o problema estende-se a todo o país. Um relatório da OCDE, revelado o mês passado, mostrava, no entanto, que a maioria dos trabalhadores portugueses vive em risco de pobreza.

Teme poder cair numa situação em que precisará de pedir ajuda para subsistir?

O que deve ser feito para ajudar os que cairam numa situação de pobreza?

Deve ser reforçado o apoio do estado às instituições que lidam directamente com as famílias em necessidades?

A TSF lembra que devido ao elevado número de participantes no Fórum, nem todas as opiniões aqui deixadas poderão ser lidas e comentadas em antena.

Excepcionalmente, e durante a campanha eleitoral, devido aos tempos de antena, o Fórum TSF termina cerca de 20 minutos mais cedo que o habitual.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

SALVAÇÃO À VOSSA ATENÇÃO

Obrigado à Sra. Anna que concedeu-me um empréstimo após ter seguido qualquer as diligências efectuadas à carta .je agradece-o imensamente para a vida, mais agradável; pode Deus tornar-lhe o ao filho cêntuplo. Eis o seu email: anna.tadivo@aol.fr
Cordialmente

Anónimo disse...

SALVAÇÃO À VOSSA ATENÇÃO

Obrigado à Sra. Anna que concedeu-me um empréstimo após ter seguido qualquer as diligências efectuadas à carta .je agradece-o imensamente para a vida, mais agradável; pode Deus tornar-lhe o ao filho cêntuplo. Eis o seu email: anna.tadivo@aol.fr
Cordialmente

Anónimo disse...

SALVAÇÃO À VOSSA ATENÇÃO

Obrigado à Sra. Anna que concedeu-me um empréstimo após ter seguido qualquer as diligências efectuadas à carta .je agradece-o imensamente para a vida, mais agradável; pode Deus tornar-lhe o ao filho cêntuplo. Eis o seu email: anna.tadivo@aol.fr
Cordialmente