domingo, 8 de fevereiro de 2009

SÓCRATES SABONETE? NEM SABÃO MACACO!

.

PALOP NEWS, MAIS UM EM PORTUGUÊS

Fiquei mesmo agora a saber que os que sabem e usam o idioma lusófono no Reino Unido podem contar com um jornal lusófono, é o PALOP NEWS. Fui ver online e gostei, ou não fosse lusófono. Esta coisa que nos está na alma de puxarmos a nossa brasa à nossa sardinha sabe muito bem.

Gostei do jornal mas ao olhar para a carantonha do aldrabão-mor de Portugal até senti uns arrepios, mais ainda quando deparei com um Sócrates Sabonete, que é aquilo que lá vem, mesmo que aqui eu esteja a abandalhar um pouco a intenção expressa. Sabonete? Mas que Sabonete? Sócrates Sabonete? Ele está abaixo de Sabão Macaco! Ele é inferior aos “sabonetes” que os presos políticos faziam no Tarrafal, para se lavarem minimamente.

Abro um parêntesis para explicar aos mais novos e desconhecedores:

Os sofredores e vítimas daquele estado regido por Oliveira Salazar, Cardeal Cerejeira, Melos, Pides, Champalimauds e outros fascistoides, quando iam de abalada para o Campo de Concentração do Tarrafal, em Cabo verde, tinham o direito de levar “nada” a não ser os trapos, as cicatrizes e porradas que tinham no corpo. Para sua higiene havia “coisa nenhuma”, até a água era escassa. Sabão era “ouro” naquele inferno abrasador. Era assim que os prisioneiros, as vítimas dos fascistas criminosos de então, sempre que apanhavam um bocadinho de sabão ou sabonete guardavam-no pela sucapa, juntando todos os pedaços até que tivessem a quantidade suficiente para colocar os pedacinhos dentro de uma lata de conservas, com um pouco de água, e os derretessem ao sol abrasador daquelas paragens africanas. Em seguida davam-lhe a forma pretendida e pronto, solidificava e tinham um sabão Tarrafal!

Ora, Sócrates é abaixo desse sabão, quanto mais sabonete. Nem Sabão Macaco. Sabão Tangas, isso sim. Mesmo assim estou a poupá-lo. Gosto de respeitar os que erram e se declaram pelos seus actos e decisões adversários dos que já estão fartinhos de penar, mas calar não me calo. Oh, PALOP NEWS, aprendam, Sabão Macaco é o que ele é!
.

Sem comentários: