segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SÓ UMA COISINHA… TRISTE

.

ONDE ANDAM OS MEUS IRMÃOS HUMANOS?

Este é assunto que já aqui foi abordado mas de todo fi-lo numa perspectiva muito diferente. O assunto que aqui trago tem que ver com a PETIÇÃO ONLINE "JUSTIÇA PARA TIMOR-LESTE" que se encontra ao dispor de todos na internet. O assunto tem que ver com a tristeza que podemos sentir por nos apercebermos que afinal o mundo parece não estar interessado em punir aqueles que nos desrespeitam, que desrespeitam o nosso direito à vida. Para quem pensa e sente, penso e sinto eu, torna-se muito difícil viver com uma espécie dita humana que passa indiferente pela possibilidade de “gritar” que primordialmente quer que seja feita justiça e que os que não respeitam o nosso direito à vida devem sentar-se no banco dos réus e ser devidamente julgados e punidos em conformidade com os crimes que foi provado terem cometido.

No caso da Petição Online relacionada com os crimes praticados em Timor-Leste pelos militares e polícias indonésias tive à pouco a oportunidade de constatar que somente 88 seres humanos a assinaram. Ontem de manhã já lá estavam estas 88 assinaturas, há cerca de três dias eram setenta e poucas as assinaturas… Meu Deus, não há mais ninguém para demonstrar que não está de acordo com as centenas de milhares de crimes praticados pelos sabujos de Suharto?

Olhando à distância compreende-se porque existiram tantos campos de concentração na era nazi, porque foram exterminados milhões de judeus, ciganos, homossexuais, seres humanos, sem que uma acção solidária inequívoca os salvasse. Foram milhões que caminharam para os “chuveiros” tornando-se cinzas em imensos “crematórios” perante a indiferença do mundo, que só depois hipocritamente condenou os nazis, excluindo-se, mas sabendo que o “mundo livre” olhou e assobiou para o lado quando Hitler deu inicio à exterminação em massa. Fizeram de conta que nada sabiam.

Compreende-se que tenham existido tantos Treblinkas e Dachaus sem que se tivesse mexido uma palha para os destruir antes que ficassem operacionais. Importava lá, afinal eram só judeus, ciganos, homossexuais, etc.

O mesmo se passa agora. Objectivamente tenho de chegar a essa triste conclusão. Duas centenas de milhares de vítimas? Oh, eram só timorenses!

Constatei que há até quem afirme não assinar porque também na petição deviam ser incluídos outros crimes. Aqueles que foram cometidos em 1975 nas lutas internas no país e em que mataram e esfolaram igualmente timorenses. Uma guerra fratricida que também deve ser abordada, apurada, julgada e, consequentemente, fazer-se justiça. Claro que sim.

Acontece que, considero eu, uma situação não invalida a outra. Se agora aquilo que existe na Petição Online se refere aos crimes praticados pelos generais indonésios durante duas décadas e meia só há que assinar se na realidade reprovamos as referidas acções. Posteriormente também poderá ser despoletada uma petição relacionada com os crimes praticados por timorenses contra timorenses no ano de 75. Nada o impede e uma petição não invalida a outra.

Muito mais razões poderia aqui abordar, todas válidas. Para quem quiser muitos serão os argumentos válidos que poderão acrescentar, mas estou convencido de que não colherá razão não se assinar esta petição porque ainda não existe a outra. Para mim é uma desculpa esfarrapada que mais não simboliza do que o desprezo a que a humanidade vota os seus semelhantes e pretende apagar crimes hediondos contra a humanidade com justificações de “caracacá”. Assim não vale!

Também não deixa de ser verdade que aqueles que argumentam que não assinam esta petição por não incluir os crimes fratricidas de 75 são timorenses, afinal uma minoria. Minoria porque aquilo que era esperado da humanidade era a sua assinatura nesta petição. Afinal onde estão os cidadãos do mundo que dizem condenar os crimes contra a humanidade? Quantos são? Milhões ou talvez cinquenta? Senão, a que se deve esta indiferença?

Sim senhores, isto está muito “bonito”. Desprovido de sensibilidade e bom-senso. Desprovido de humanidade!

Triste.
.

Sem comentários: